domingo, 28 de junho de 2009

Fim do diploma, fim do curso de Jornalismo também. Por que não?

Bom, estou já algum tempo para escrever sobre isso. A vida anda corrida, como já mencionei antes, mas hoje preciso colocar aqui minha opinião.

Abri a Folha e vi um grande anúncio: "Se você é universitário ou recém-formado EM QUALQUER CURSO, e tem talento para jornalismo, inscreva-se no curso de trainee da Folha..."

Meu Deus do Céuuuu. Como se não bastasse a concorrência que já é cruel no meio jornalístico, agora sinto como se não valêssemos mais de nada. "Ei, você matemático, economista, médico. Venha exercer a função que os jornalistas não estão dando conta..." Posso ler assim. Ou ainda: "Você que entende de um assunto específico venha cobrir essa área porque jornalista é tão generalista que não serve para escrever sobre nada mesmo."...

Não, eu não sou radical. Pelo contrário. Concordo que não é necessário ser jornalista para expressar opinião e sou extremamente favorável à idéia de que todos se comuniquem. A internet favorece isso. Blogs, redes sociais e mesmo as mídias tradicionais são espaços democráticos para comentários, críticas e afins.

Acho que comentarista de esporte, por exemplo, não precisa necessariamente ser jornalista formado. Para um belo artigo, não é necessário também um autor jornalista.

Também concordo que não é na faculdade ou por causa dela que se forma um bom jornalista. Mas isso não apenas no Jornalismo, me desculpem.

Acredito que o problema está muito mais no número de faculdades fracas que temos hoje (e isso acontece não apenas no Jornalismo também) e nas grades curriculares muitas vezes equivocadas dessas instituições. Então, apoiaria sim uma reforma nos cursos.

Aprendi, com professores bons e dentro de uma faculdade que considero boa ou ao menos uma das mais tradicionais do país, que ser jornalista vai muito além de escrever bem ou saber expressar uma opinião. Ser jornalista é apurar a informação, é dar serviço ao público, é ter o desejo de contribuir e de chegar onde outros não chegam, é melhorar a comunicação de uma empresa, de um grupo de pessoas, de uma marca, de um governo. E melhorar a comunicação não é simplesmente fazer marketing, mas fazer com que qualquer mensagem que deve ser passada seja passada da melhor maneira possível para que todos entendam, ou para que o público que deseja saber daquilo entenda. Jornalistas são muito mais do que jornalistas. São comunicadores. Por isso fazemos Faculdade de Comunicação Social.

Existem jornalistas formados que não são bons comunicadores? Sim, existem. Existem médicos, economistas, advogados, matemáticos que são bons comunicadores? Sim, com certeza. Esses podem escrever o que pensam? Claro que podem. Todos podem! Sem problemas. Mas isso não acontece também com outras profissões? Engenheiros que têm talento para serem administradores? Advogados que têm talento para a História? E por isso vamos esquecer o diploma de historiadores ou administradores??? NÃO!!!

Como classe, ficamos fracos. Até acredito que empresas sérias de comunicação continuarão pedindo jornalistas formados. Mas e no futuro? Como regularizar a categoria? Como pedir um salário justo? Como lutar pelos nossos direitos?

Agora, depois de todo o desabafo, acho mesmo uma coisa: não é uma incoerência das grandes não ser necessário diploma de Jornalismo e ainda existir o curso de Jornalismo??? Pra que cursar? Então que sejam fechadas as Faculdades de Jornalismo, oras.

Eu não pagaria novamente 4 anos da minha vida numa Faculdade para no final falar com boca cheia que conclui algo que QUALQUER CURSO dá o mesmo direito para QUALQUER PESSOA.

Se não dá mais para lutar contra essa decisão, então entro numa nova luta: Fim do diploma, fim do curso.

Se o meu começo fosse hoje, eu não teria dúvida de ser jornalista. Mas jamais entraria no curso. Apesar de considerar que com mestres importantes, passando 4 anos falando muito sobre Jornalismo, eu aprendi ao menos a começar a amar minha profissão sim. E isso já valeu a pena e faz a diferença.

2 comentários:

Luppi disse...

Legal Letícia, você representou em muito o que sinto também em relação ao meu trabalho na área de edição de imagens.

Luppi

brunam2 disse...

Assino embaixo!!! E quem vai pagar pela faculdade que já fizemos?? Os ministros???
bjinhos