domingo, 14 de junho de 2009

O Hardnews e a Hard Life...

Em dois meses minha vida mudou pelo avesso. Mudei de emprego, decidi que queria morar sozinha, meus pais foram para o interior.

Em meio a tantas transformações e novos compromissos - ex: contas que não param de chegar e que eu nem fazia tanta idéia que chegariam - acabei sem tempo de escrever por aqui. Senti falta, muita falta. Gosto de me expressar, de contar histórias, de falar bobagens.

Mas cá estou novamente.

Estou num plantãozão, aqui na redação. Mas, graças a Deus e à Parada Gay, está tudo tranquilo. Todo mundo voltado para o grande evento. Assim, consegui matar a saudade deste e de outros blogs.

Depois de quase 3 meses aqui na TV, e de volta ao que chamamos de hardnews - o noticiário diário, do dia-a-dia, correria, percebo que gosto um pouco disso. Mas que também fico ansiosa demais! É cada dia uma novidade, uma loucura, um erro, um acerto. E os "personagens" que devemos encontrar? Cada dia um mais difícil do que outro. Certo dia pediram para uma colega: "Fulana, nessa matéria preciso de um cara que tenha tido HPV e que tope falar conosco sobre o problema. É pra amanhã. ok??"

Caraca, missão impossível, né??
Mas tem dia que é gratificante encontrar o caso perfeito, uma história criativa e diferente. Pena que não dá tempo de aproveitar essas boas sacadas. É tudo muito rápido. As matérias não podem passar de 2 minutos. O repórter está na rua e tem que ir pra outro lugar fazer a enchente não sei onde...É duro, é duro..
Para não sofrer tanto, estou tentando me envolver menos com as pessoas. Mas é difícil. Quando eu vejo, já virei melhor amiga da fonte. Me apego demais...Essa é a minha dificuldade. Aí fico p da vida quando dá tudo errado. Mas estou conseguindo, num exercício diário, me estressar menos.

Uma boa saída é fazer trabalhos extras e aí escolher matérias, assuntos ou o que for que você goste mesmo. Tenho feito muito frila e tenho curtido bastante. Assuntos legais, faço tudo do meu jeitinho, com calma. Tem deadline, mas é razoável. Isso tem me tirado um pouco o foco do que dá errado no trabalho. Aconselho pra todo mundo que trabalha com jornalismo diário. Saia um pouco dessa rotina e vá fazer uma coisa com mais tempo, da qual você realmente goste. Se não, você pira.

Hardnews também tem outra coisa. Você sabe de tudo e de nada ao mesmo tempo. Você sabe de absolutamente tudo que está acontecendo, mas não dá tempo de parar para ler e entender tudo com detalhes. Focar numa coisa e aprofundar. Às vezes dá um medo de não entender nada de nada. Jornalista já é um pouco assim, na minha opinião. Jornalista de diário, então...corre um sério risco. Por isso, temos que separar um tempinho que seja para ler, ler e ler. Mas cadê o tempo, meu Deus!!!

Sinceramente? Eu agora que moro sozinha só tenho tido tempo para ler: manual da lava-roupa, manual do microondas, receitas práticas e, claro, "As Dores e As Delícias de morar sozinha", livro óteeemo para quem está nessa fase.

É...a vida tá hard...mas eu ainda consigo deixá-la soft. E vou contando para vocês, né???

2 comentários:

Eduardo Marcondes disse...

Leticia,

Fiquei contente de saber que vocÊ está com tantas novidades. Esse é o caminho, tenho certeza que vai dar tudo certo pra você. Muito bacana. Fiquei curioso pra saber aonde você está trabalhando... depois me conta via MSN

Boa sorte e sucesso,
beijos,
Edu

Thais disse...

Ei, Lê, que correria, hein? Mas mudanças faz bem, né? Movimentar a vida, fazer coisas novas... é difícil, mas é bom demais tb!