domingo, 20 de setembro de 2009

Agora também colunista

Já falei aqui sobre o meu trabalho no site Somos Biografia, né? Cuido de todo o conteúdo do site, dos colunistas, das promoções, enquete e, claro, todas as matérias! Ufa! É trabalho que não acaba mais, mas estou adorando!

Há umas duas semanas, meu queridíssimo Elias Awad me convenceu a estrear como colunista. Foi um pouco tenso. Mas topei! E aí está:

===
"Tive a oportunidade de fazer um curso sobre inovação no mês passado. Coincidência ou não, mesmo período que estávamos estreiando o Somos Biografia, sem dúvida uma inovação para a minha carreira.

Gostei muito do curso, sobretudo porque era bastante objetivo, prático, pontual. Não ouvi informações abstratas sobre como estimular nossa criatividade ou algo do gênero. Pelo contrário. Entendi que o conceito inovação não está necessariamente ligado à criatividade. Tem muita gente criativa por aí. E pouca gente inovadora. Qual a diferença entre uma coisa e outra? Você pode criar algo totalmente novo mas que não tenha utilidade nenhuma nem para você e nem para ninguém. Inovação é algo novo e que agrega valor!

Para a ESPM, escola onde fiz esse curso, há um conceito bacana:
“Inovação é o lançamento de um novo produto ou serviço, que aumente o valor percebido, ou de processos que melhorem as vantagens competitivas e os resultados de uma marca.” Detalhe: essa marca pode ser a da sua empresa ou a sua marca mesmo, pessoal.

Portanto, inovar é algo que precisa de muito planejamento. E inovar com sucesso, exige ainda mais. Passa por arriscar muito ou pouco, investir tempo e dinheiro naquela ideia e tantas outras coisas.

Como não há sucesso – ou a sustentabilidade do sucesso – sem inovação, tomo a liberdade aqui para repassar alguns “fatores-chave” de qualquer trabalho eficiente de inovação empresarial, segundo o professor Paulo Sérgio Quartiermeister:"

Para continuar lendo: Planejar é preciso, sempre!

===
Gostaram?? Alguma sugestão para a próxima??

Nenhum comentário: