segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Sociedades Secretas (freela para Revista)

Sociedades secretas. Esse foi um tema super interessante para mim. Quando recebi a notícia de que faria essa pauta, fiquei desesperada! Lógico...não sabia absolutamente nada sobre sociedades secretas.
Mas, talvez até por isso, tenha sido tão legal! Assisti a filmes e documentários sobre o tema, li um livro (Sociedades Secretas mais Perversas da História, Editora Planeta), e o resultado você confere abaixo.
Essa reportagem foi publicada na Revista Maçonaria, do Grupo Domo. Não sei como ficou a edição final. Mas essa foi a matéria que entreguei. Coloco em partes para a página não ficar tão carregada.

OS SEGREDOS

Milhares de pessoas se encontram secretamente pelo mundo a fim de mudar os rumos de um indivíduo, de um povo, ou até do planeta. Afinal, o que buscam as sociedades secretas?

Desde que o homem se organiza em sociedade, elas estão ao nosso redor. Muitas vezes passam despercebidas, tamanho sigilo que os membros mantêm. Mas, até que ponto as sociedades secretas não passam de mitos criados por fanáticos por teorias da conspiração? Ricardo Mário Gonçalves, professor aposentado da USP, afirma: “Elas existem desde os tempos pré-históricos em que certamente existiram sociedades secretas iniciáticas, semelhantes às que existem ainda hoje em sociedades tradicionais africanas.” – Gonçalves é professor de História Antiga, História da Maçonaria, além de um apreciador do assunto.

Com atividades sinistras, que vão desde juramentos de sangue até a renúncia total da vida pessoal, essas organizações despertam muito fascínio. E enquanto muitas têm natureza benigna, outras tantas buscam objetivos obscuros.
Quer saber mais sobre esse universo misterioso? Separamos algumas organizações para você.

ILLUMINATI
Uma das mais poderosas sociedades da história

Há mais de 200 anos na Alemanha, em 1º de maio de 1776, começava a surgir na Baviera uma sociedade secreta que tinha como objetivos abolir todas as religiões e governos do mundo. Adam Weishaupt funda a Ordem dos Perfectibilistas, que depois viria a ser conhecida como Illuminati da Baviera.

Adam Weishaupt infiltra a Ordem na maçonaria, o que faz com que os Illuminati atinjam grande expansão rapidamente.

Os Illuminati acreditavam no contato com Deus sem intermediações ou interferências, o que já ia contra os ensinamentos católicos, mas, sobretudo, visavam à criação de uma Nova Ordem Mundial, com estado único.

Teorias apontam que os Illuminati influenciaram um dos acontecimentos mais importantes do século XVIII na França – a Revolução Francesa-, o que não parece absurdo, já que alguns dos princípios defendidos pelos Illuminati eram: igualdade e liberdade a todos. Alguns pesquisadores afirmam que a Organização das Nações Unidas, ONU, seria o tal estado único desejado por Weishaupt e que a globalização é a concretização da Nova Ordem Mundial. O que significaria dizer que os Illuminati continuam por trás de muitos acontecimentos.

Que a Ordem ainda existe, não há dúvidas. É possível até consultar o site da sociedade – clique aqui. Segundo o Chanceler para o Brasil, Mestre Vati, os Illuminati continuam em busca da Nova Ordem, “mais justa e igual para todos”. Ele conta que geralmente são os maçons dos países que tomam a liderança da sociedade e indica que no Brasil ela também se faz presente: “Nossa principal reunião, no Brasil, é realizada numa capital do sul do país, no mês de maio, em comemoração à fundação da Illuminati por Adam Weishaupt em 1° de maio de 1776.”

Em breve, descrição sobre Skull and Bones, Bilderbergers, Sociedade Thule, RosaCruz.

2 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante, esse blog, ja tinha visto alguns videos sobre essa sociedade iluminatti, tenho que ler mais sobre o assunto, mas, parece que existem tantas sociedades oculatas que fica dificil, se e sao boas, pra que se esconder...sei lá, ms valeu!!! abraços.

Lelê Fagundes disse...

Obrigada pelo comentário!Pois é...descobri a maioria delas fazendo essa reportagem, mas confesso que também acho complicada essa questão "secreta". Mas...enfim...foi interessante conhecê-las um pouquinho mais!