domingo, 21 de setembro de 2008

Sociedades Secretas - Thule (parte 4)

Sociedade Thule
Pela superioridade racial

Essa sociedade nasce em meio a um cenário confuso e dividido numa Alemanha arrasada, pós 1ª Guerra Mundial. O fundador foi Rudolf von Sebottendorff, em Munique, em 1918. O nome Thule, segundo consta no livro Sociedades Secretas mais Perversas da História, é referência a uma ilha mítica de desconhecida localização.

Um grupo começa, então, a se reunir secretamente, tendo em mente uma Alemanha forte e superior. As ideologias da Ordem ocultista eram baseadas na superioridade da raça ariana, no anticomunismo e no anti-semitismo.

Alguns membros famosos da organização foram Hitler e Himmler – chefe da Gestapo e da Waffen SS, a polícia nazista. Acredita-se que a sociedade tenha exercido um papel fundamental na ascensão de Hitler.

Carlos Raposo, historiador, Maçom do Real Arco, e que tem nas Sociedades Secretas um ramo de pesquisa, relaciona a Sociedade e os brutais acontecimentos que se seguiram com Hitler no poder: “Segundo se crê, a Sociedade Thule tinha tendências que atualmente chamaríamos de racistas, anti-judaicas e anticomunistas, porém a preocupação maior de seus adeptos era com o ocultismo e não estava orientada para uma ação política efetiva contra quem quer que seja.”

A sociedade acabou oficialmente ainda na década de 30, mas há suspeitas de que pequenos grupos na Alemanha ainda mantenham alguns princípios da Thule.

Nenhum comentário: