segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sociedades Secretas - RosaCruz (parte 5)

RosaCruz
Uma filosofia que nasceu secretamente, mas hoje é aberta ao conhecimento de todos

Aqui falamos de seguidores de uma filosofia que veio à tona com Christian Rosenkreuz, por volta do século XIII. Rosenkreuz baseia muito do seu conhecimento na astrologia e crê que o tempo não é algo linear.

Para Rosenkreuz não há fim e nem começo de nada. Ele acredita e propaga que o espírito é único e eterno. O que significa dizer que os seres humanos são matéria, mas o espírito é sempre o mesmo e sempre volta, de tempos em tempos, em outras matérias.

“É a doutrina do renascimento, da reencarnação. Não há fim.” – diz Luiz Sérgio Medeiros, estudante da filosofia RosaCruz

Por todo o contexto da época – período da Baixa Idade Média, início da transição para o Renascimento, com o conhecimento todo concentrado nas mãos da Igreja- a crença na reencarnação, a ligação direta com a astrologia e a idéia da não-linearidade do tempo não são conceitos muito aceitáveis, por divergirem das doutrinas católicas.

Por isso mesmo, nesse início, a filosofia Rosacruz era realmente mantida e disseminada de forma sigilosa.

Mas hoje nada mais é secreto. Prova disso é que existem diversas organizações que seguem a filosofia. Em São Paulo, há, por exemplo, a Fraternidade Rosacruz, definida como um templo de culto cristão esotérico. A Fraternidade realiza rituais diários.

“Os rituais são abertos ao público. Quem quiser, pode participar.” – afirma Luiz, que continua: “A Fraternidade é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, dedicada aos estudos das doutrinas rosacrucianas expostas por Max Heindel (o grande mentor intelectual da Ordem), que visa exclusivamente à cura espiritual.”

E por que a cura espiritual? “Porque tudo acontece primeiro no plano espiritual, depois no material. O material é um reflexo do espiritual. Uma doença é uma conseqüência de uma desarmonia espiritual interna. A busca dessa cura é um processo individual e interno. Durante os rituais são feitas apenas orações.” – completa Osvaldo Madureira, membro do Conselho Esotérico da Fraternidade RosaCruz.

Nenhum comentário: