sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Hipervídeo? - Jornalismo Multimídia - eu chego lá

Estou tendo aula de edição multimídia com o André Deak. Descobri o que quero fazer da minha vida! É issooo.

Jornalismo multimídia é muito mais do que apenas uma soma de linguagens, é uma fusão de linguagens. É a possibilidade de você ter vídeo, áudio e texto andando juntos, se complementando. É não perder nenhuma informação. É serviço, modernidade, tudo!

A-DO-RO!!!

O André (e uma equipe que trabalhava na Agência Brasil) fez parte de um projeto bem bacana que resultou numa reportagem que ganhou o Prêmio Vladimir Herzog de Jornalismo.

Intitulada Consumo Consciente, vale demais a pena assistir! Peguei também um depoimento do André no blog dele sobre a reportagem:

"São cinco vídeos que tratam do assunto [consumo consciente], e em cada um deles, em vários momentos, é possível interagir com a tela. Ao clicar em algumas imagens que aparecem, abrem-se outros vídeos, ou textos, relacionados ao assunto tratado naquele momento. É o mesmo conceito do hiperlink, ou hipertexto, aplicado ao vídeo. Pode-se chamar também de hipervídeo. A possibilidade que se abre para o jornalismo na rede, ou futuramente na TV, é contar uma história curta, mas com profundidade, caso o telespectador se interesse por ela. Em três minutos pode-se apresentar a história principal, mas em cada momento, caso o telespectador queira, pode interromper a narrativa e abrir outra janela de conteúdo."

Se você gosta de jornalismo, comunicação, ou do tema "consumo consciente", você tem que ver: Reportagem da Agência Brasil sobre Consumo Consciente

Nenhum comentário: