segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Jornalistas na era digital

Estava em uma das minhas aulas do curso de Habilidades Online, do Comunique-se, quando surge a polêmica sobre os jornalistas sobrecarregados na era digital.

A questão é: um dia, jornalista bom podia se dar ao luxo de apenas cuidar de conteúdo. Tinha apenas de ter grandes idéias e saber colocá-las em forma de texto. Não tinha de se preocupar com diagramação de jornal, foto, saber fazer um vídeo, baixar, fazer upload...Nem existia nada disso...

Hoje não, né...Jornalista que é jornalista deve estar antenado a tudo. E tudo inclui saber não apenas do seu próprio texto, mas estar por dentro de todo o processo que faz uma notícia chegar ao leitor, internauta. E por que resistir a isso? Por que se é tão bacana poder eu mesma não depender de ninguém para passar o conteúdo que eu quero??? Sobrecarga? Tirar emprego de mais tantos?

A minha opinião é que essa discussão já está velha! Estamos na era 2.0!!! E quem não souber se virar, estará perdido, vai dançar! Portanto, vamos ver o lado bom de tudo isso! Eu estou abrindo minha mente e cansei de dizer: "eu sou jornalista e não webdesigner!"...posso sim dar meus palpites em lay out, pensar em otimização de sites, escrever pensando não apenas no meu texto, mas sim com cabeça de quem quer ser achado pelos robôzinhos do Google.

Sobre essa polêmica, também saiu algo no Blue Bus. Vale a pena dar uma lidinha:

Jornalistas se sentem sobrecarregados com as novas midias, pudera
- Os jornalistas estão sobrecarregados com o aumento das exigências de que eles usem mais novas mídias (blogs, Twitter, etc) em seu trabalho. Foi o que disseram profissionais reunidos na Universidade de Missouri, nos EUA, para um forum no National Press Club. Elaine Sciolino, correspondente do New York Times em Paris, descreveu sua rotina - "publicar na web até o meio dia, produzir um video para a internet, escrever para o International Herald Tribune (controlado do mesmo grupo) e ainda escrever uma matéria perfeita para o NYT do dia seguinte". A notícia é do Editors Weblog.

Nenhum comentário: