segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Melhores Empresas para Trabalhar

Na semana passada fui à 10a edição do Encontro Nacional das Empresas para Trabalhar e fiquei, mais uma vez, surpresa com práticas já recorrentes no mercado.

Práticas que vão de horários flexíveis (adoroooo!) a benefícios como: salão de beleza interno, lavanderia, motoboy particular, extensão de feriados e pontes e tantas outras. Em um dos cases, ouvi que existe um grupo de pessoas escalado anualmente para tratar "apenas" de assuntos relacionados aos colaboradores: como eles estão, quais são as demandas freqüentes, reclamações, elogios, de que forma estão trabalhando em conjunto etc. E gostei de duas frases, em especial:

"...o concorrente pode copiar tecnologia, pode copiar as máquinas, mas não pode copiar as pessoas que nós temos e muito menos a forma dessas pessoas trabalharem juntas", Carmen Raygada, diretora de RH da John Deere.

e "É preciso plantar. Nós fazemos uma porção de coisas e isso faz a diferença. São menos dias trabalhados efetivamente, mas o retorno é incrível", Gabriela Tierno, diretora de RH da Astra Zeneca.

Por que ainda a maioria não pensa assim? E, gente, não é altruísmo não!! Esse tipo de prática dá muito lucro! Afinal, obviamente, todo mundo quer isso, né???

Fiz uma reportagem para o Jornal Estilo & Gestão RH - Great Place to Work: foco no respeito ao ser humano e uma em vídeo para o Catho Notícias - Grandes Lugares para você trabalhar. (se você vê o quadrinho do youtube, basta clicar direto nele)

Recomendo apenas cuidado para não entrar em depressão ao ver que no lugar onde você está não há nada disso! PELO MENOS HÁ ESPERANÇA!!!

Nenhum comentário: