terça-feira, 28 de outubro de 2008

Pratique Networking

Tenho lido muito sobre o assunto e, querendo ou não, fazendo reportagens para a Catho vou a muitas palestras, workshops e faço entrevistas com consultores especializado no assunto networking. Mesmo quando o evento não é sobre networking, mas sobre liderança, desenvolvimento de carreira, enfim mercado de trabalho, essa mágica palavrinha não falta!

Quando entrei na empresa, não tinha idéia da tamanha importância do tema. Mas me dei conta que sempre "pratiquei" (como os consultores gostam de usar) esse "esporte". Mas não tanto por interesse, mas por gostar de manter um bom relacionamento com ex-colegas, ex-chefias, amigos de profissão etc. Acaba que conheço bastante gente e há quem diga que o meu lema é como aquela música: "eu quero ter um milhão de amigos..." hahahhahaa acho até engraçado...porque isso não é assim uma meta, juro!!

Enfim...de qualquer forma, aprendi que há momentos em que temos que fazer networking sabendo que é networking mesmo. Ligar de vez em quando, relembrar, saber como vão as coisas, quais são as novidades....aquela pessoa trocou de emprego? mudou de área?

Na minha opinião não é forçar a barra, não. É apenas se disciplinar e procurar sim pessoas que você já gostaria de cruzar na rua e saber como estão. Mas sabe...esse cruzar na rua não é tãaao fácil assim de acontecer, ainda mais em uma cidade como São Paulo. Então, que tal facilitar mandando um email, um sms, um alô?

Tenho adotado um hábito que tem sido bacana. Sempre que tenho um tempinho, dou uma olhadinha na minha lista do msn. Invariavelmente há pessoas com quem você fala quase todos os dias. E é engraçado porque normalmente esses são aqueles que já estão próximos a você. Comigo é assim. Aqueles com quem mais falo trabalham comigo, ou é o namorado, minha mãe, minha irmã. Então, escolho um ou dois com quem faz tempo que não troco uma idéia ou digo olá.

É incrível, gente! Sempre sai uma boa conversa e mais, muitas vezes, uma grande novidade que acaba agregando até mesmo no trabalho, indireta ou diretamente. Por exemplo: fazia tempo que não conversava com o Elias Awad, antigo professor, amigo e colega. Aquela falta de tempo danada. Puxei assunto, soubemos da vida de um e de outro, lembrei que ele estava se especializadno em biografias de grandes empresários e...pronto! Marquei uma entrevista para o Catho Notícias, que você, inclusive, já viu aqui no site. (se não viu, acesse Elias Awad e as biografias de grandes empresários.)

Tente também! É bom, barato e muito mais legal do que apenas aparecer quando está precisando, naquela situação constrangedora: "faz 5 anos que não te vejo, não sei de você, não digo nem oi no msn, mas estou desempregado e...sabe como é...e aí, tem alguma indicação...."

No way, certo?

Esteja sempre conectado e firmando eternas e duradouras parcerias! Essa é a minha opinião!!

Nenhum comentário: