sábado, 6 de dezembro de 2008

Comunicação decisiva, estratégica, fundamental

O que eu quero fazer da vida? É isso. Mostrar que sem comunicação, ninguém consegue viver. Mas mais do que isso. Sem uma forte e diferencial comunicação, nenhuma empresa consegue se sobressair no mercado.

Para entender melhor, aí vai uma das últimas matérias que fiz para o Jornal Estilo & Gestão RH:

Comunicação interna: alinhando o negócio

Fala-se muito da importância de uma comunicação eficiente e estratégica dentro das empresas. Mas as corporações já sabem um bom caminho para praticar essa comunicação de um modo totalmente alinhado ao negócio?

Viviane Mansi trabalha há 11 anos na área e identifica um boom na demanda por profissionais que saibam exercer este papel, mas afirma que ainda há muito espaço para crescer. "A maior parte das empresas já incorporou que a comunicação interna ajuda o funcionário a ser mais produtivo, mais feliz e a vender mais o negócio. Mas eu acho que ainda um número menor de empresas resolveu criar uma área específica para isso."

O porquê dessa expansão também é fácil de explicar: "Antigamente o funcionário tinha uma certa lealdade à empresa e mais estabilidade. Agora essa empresa vê uma massa de pessoas entrando e saindo. São pessoas diferentes, têm preocupações diferentes, perspectivas diferentes. Então, a empresa deve ter um trato de informação também diferenciado para essa nova geração.", continua ela.

Gerente de Comunicação Corporativa da Merck Sharp & Dohme e professora de Comunicação Interna na Faculdade Cásper Líbero, destaca as novas necessidades nesse sentido:

  • maior transparência

  • compartilhar as estratégias

  • envolver os funcionários em todas as questões corporativas

    Para continuar lendo basta clicar em Comunicação Interna
  • Nenhum comentário: